Ci sono molti sentieri da queste parti e vanno tutti a Montemor
  • Português
  • English
  • Italiano

(Português) Centro Interpretativo Levantado do Chão inaugurado nos 102 anos de Saramago

(Português) Dia 16 de novembro, o Município de Montemor-o-Novo comemorou o 102º aniversário de José Saramago com as inaugurações do Centro Interpretativo Levantado do Chão – José Saramago, em Montemor-o-Novo, e da exposição “Lavre – um dos quatro pontos cardeais de José Saramago”, em Lavre.

Em Lavre, no Salão da Junta, realizou-se a apresentação da exposição “Lavre – um dos quatro pontos cardeais de José Saramago”, a que se seguiu o descerramento da placa e a abertura da mostra instalada na Casa de Leitura José Saramago – Levantado do Chão.

Em Montemor-o-Novo, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, teve lugar a sessão de abertura com a apresentação da exposição “A longa viagem dos Mau-Tempo” que, tal como em Lavre, contou com diversas intervenções, após as quais escutámos o nosso Cante Alentejano pelo Grupo Coral Fora d´Oras. A iniciativa prosseguiu com o descerramento da placa e a abertura do Centro Interpretativo Levantado do Chão – José Saramago.

Em Lavre e Montemor fizeram uso da palavra Nuno Cacilhas, Coordenador do Roteiro Literário Levantado do Chão; o Diretor da Fundação José Saramago, Sérgio Letria; em representação da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Maria Gantes; o Vereador do Pelouro da Cultura e Arte da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes e o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão. Em Lavre também interveio o Presidente da União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre, José Fernandes. Em Montemor-o-Novo, efetuaram igualmente intervenções o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, António Ceia da Silva; e Alexandra Serôdio, vogal da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras.

Nuno Cacilhas, Coordenador do Roteiro Levantado do Chão, afirmou que “o Centro Interpretativo surge com a principal missão de contribuir para o estudo, a valorização e a divulgação da obra Levantado do Chão de José Saramago, assim como de todo o contexto biográfico, histórico e etnográfico do romance que nos remete, essencialmente, para o património material e imaterial do concelho de Montemor-o-Novo.​”

Para Sérgio Letria, Diretor da Fundação José Saramago, “é maravilhoso que 102 anos depois do nascimento de José Saramago, possamos estar aqui reunidos por via de um dos seus livros e celebrar a vida e obra de um escritor”.

Maria Gantes, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, referiu que “é um prazer para o Turismo do Alentejo estar num dos projetos que integra a Rede de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo com maior visibilidade e que tem ajudado a tornar o turismo literário uma proposta de desenvolvimento turístico”.

Ceia da Silva, Presidente da CCDR Alentejo, felicitou o Presidente da Câmara, Olímpio Galvão, por esta iniciativa que “me parece ser extraordinariamente importante para as dinâmicas do turismo literário na região”. Para Ceia da Silva “esta é uma vitória para os montemorenses e para os turistas que podem aqui vir”.

José Maria Fernandes, Presidente da União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre, para além de recordar a família Serra, referência dos protagonistas do livro Levantado do Chão, afirmou que “Lavre está a usufruir deste Levantado do Chão, porque notamos que cada vez mais somos procurados por este roteiro”.

Alexandra Conceição, da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, deixou o “desejo de que este Centro Interpretativo seja um ponto de encontro para todos, principalmente para todos aqueles que desejam compreender melhor a obra de José Saramago e o seu impacto, para todos os que queiram aprender, relembrar e descobrir”.

O vereador Henrique Lopes, um confesso “saramaguiano”, aludiu que, “quando um escritor Prémio Nobel encontra aqui a sua matriz motivadora e inspiradora, há logo aqui algo que valoriza e valida a pertinência do Roteiro”. O Vereador do Pelouro da Cultura e Arte, salientou ainda o facto do Roteiro ter ficado 2 anos consecutivos, 2023 e 2024, no Top10 do Prémio Nacional de Turismo, na categoria de Turismo Inovador. A terminar, Henrique Lopes explicou que “há uma dimensão fundamental que é dividir o conhecimento com a população”, e este Roteiro Levantado do Chão é um bom exemplo dessa partilha.

Olímpio Galvão agradeceu “a todos os que trabalharam ao longo dos últimos anos para que isto seja possível”, mencionando que, com estas inaugurações, “celebramos Lavre, Saramago, Montemor e o Alentejo”. De acordo com o Presidente de Câmara, “celebramos nesta obra e neste Roteiro a luta dos Alentejanos”. Com esta concretização, “estão aqui reunidos muitos fatores de atração ao nosso território, e é isso que, enquanto Presidente de Câmara, tenho de relevar deste Roteiro Turístico”.

O Centro Interpretativo Levantado do Chão – José Saramago​, em Montemor-o-Novo, e a exposição permanente de Lavre estão integrados no Roteiro Literário Levantado do Chão. Este projeto, nas suas diversas vertentes, orçou em cerca de 380 mil euros, contando com o apoio financeiro do Turismo de Portugal, através do programa de Valorização do Interior.

Horário do Centro Interpretativo Levantado do Chão:
Quarta-feira a sexta-feira
Inverno  14h00-17h30
Verão (julho e agosto) 14h00-18h00

Encerra aos feriados, tolerâncias de ponto e noutros períodos quando deliberado pela Autarquia.

Informações e reservas
Visita orientada para Grupos – Segunda a Sábado.
9h00 às 18h00 (última visita às 17horas)

As visitas orientadas exigem marcação prévia de 15 dias e estão dependentes da disponibilidade de agenda do serviço.
Guided tours need to be booked 15 days in advance and are subject to availability.

Contactos:
+351 969 289 483
+351 266 898 107
roteirolevantadodochao@cm-montemornovo.pt

 

Ficha Técnica

Organização 

Município de Montemor-o-Novo

Título 

A Longa viagem dos Mau-Tempo / The long journey of the Mau-Tempos

Conceção de Exposição Permanente 

Coordenação de Projeto 

Nuno Cacilhas (Município de Montemor-o-Novo)

Textos, Investigação e Elaboração de Conteúdos 

Joana Sofio, Nuno Cacilhas (Município de Montemor-o-Novo)

Revisão de Textos 

Sérgio Letria (Fundação José Saramago), Teresa Fonseca

Tradução para Inglês 

Michael W. Lewis 

Maquete – Monte Alentejano 

Make Almost Anything – Leds & Chips Unipessoal Lda.

Realidade Aumentada – Monte Alentejano 

Code Five, Lda.

Software – Quiosques Interativos 

Code Five, Lda.

Ilustração de Software

Hermínia dos Santos (Município de Montemor-o-Novo) 

Instalação Artística À Memória de Germano Vidigal e José Adelino dos Santos 

Hermínia dos Santos (Município de Montemor-o-Novo)

Design Gráfico

Susana Malhão (DWP Consultoria, Lda.)

Impressão e Montagem 

Code Five, Lda.

Audiovisuais 

Captação de imagem / Image capture: Rui Homem (Espiga – Estúdio Criativo)

Captação e pós-produção de imagem / Image capture and post-production: Rui Cacilhas (Município de Montemor-o-Novo)

Captação e pós-produção de som / Sound capture and post-production: João Bastos

Voz-off / Voice-over: Paulo Canas (Município de Montemor-o-Novo)

Projeto Arquitetónico 

Wemaze – Gestão de Projetos, Unipessoal Lda.

Execução de Obra 

MST- Multiserviços Técnicos, Lda.