Exposição «Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa»
Está patente na Biblioteca Municipal “Almeida Faria”, em Montemor-o-Novo, de 19 de fevereiro a 17 de maio, a Exposição “Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa”. Exposição produzida pela Fundação José Saramago e pela Organização de Estados Ibero-americanos para celebrar os 75 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, os 25 anos da entrega do Prémio Nobel a José Saramago e para dar a conhecer o texto da Declaração de Deveres Humanos.
Por ocasião da celebração do 44º aniversário da publicação de “Levantado do Chão”, a 22 de fevereiro, o Município de Montemor-o-Novo e a Fundação José Saramago disponibilizam ao público esta exposição que liga os montemorenses ao mundo através das palavras de José Saramago.
Desde outubro de 2021 que a Biblioteca Municipal Almeida Faria integra a Rede de Bibliotecas José Saramago o que possibilita uma programação conjunta em torno do Nobel da Literatura. A Fundação José Saramago, em parceria com a Organização do Estados Ibero-americanos, lançou uma exposição que pretende divulgar a proposta de Declaração de Deveres Humanos, projeto iniciado pela Fundação com base numa ideia que nasceu de uma vontade do escritor expressa no seu discurso proferido a 10 de dezembro de 1998, em Estocolmo, logo após ter recebido a medalha do Prémio Nobel de Literatura: “Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa. Com a mesma veemência e a mesma força com que reivindicarmos os nossos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres. Talvez o mundo possa começar a tornar-se um pouco melhor.”
Pode visitar esta exposição de segunda a sexta, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, das 10h às 12,30h e das 14h às 18h.