42 anos de Levantado do Chão

Dia 22 de fevereiro de 2022, assinalou-se o 42º aniversário da obra Levantado do Chão, de José Saramago, o único escritor português laureado com o Nobel da Literatura. Tendo como cenário privilegiado o concelho de Montemor-o-Novo, a obra é uma epopeia da luta dos trabalhadores rurais no Alentejo durante o séc. XX, que tem por base um trabalho de investigação que se pode aproximar a um estudo etnográfico.
O escritor esteve em Lavre em 1976 e 77, com o intuito de recolher testemunhos, notícias e outros documentos para a redação de um romance que pretendia escrever. Entrevistou muita gente, como, por exemplo, Maria Saraiva, que surge no romance enquanto Maria Graniza, e recolheu outros testemunhos, como o importante manuscrito de João Domingos Serra, que veio a ser editado em 2010, pela Fundação José Saramago, com o título “Uma família do Alentejo”. A família Serra surge como referência histórica da família Mau-Tempo, protagonistas do romance. Também em Montemor recolheu testemunhos, como, por exemplo, o de João Machado, determinante para a construção dos episódios em torno de Germano Vidigal e de José Adelino dos Santos, que mantêm o mesmo nome no romance.
O Município de Montemor-o-Novo convida a conhecer esta relação entre a História e a Ficção na obra Levantado do Chão, através do Roteiro Literário Levantado do Chão. (Re)Descubra o Concelho de Montemor-o-Novo pelas Palavras de José Saramago.
“O que mais há na terra, é paisagem.”
José Saramago, 1980
App Roteiro Levantado do Chão disponível em AppStore e GooglePlay