Roteiro Literário Levantado do Chão: Percurso Pedestre João Mau-Tempo

FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO//MUSEU DO ALJUBE
23/04/22
No dia 23 de abril de 2022, os técnicos do Roteiro Literário Levantado do Chão estiveram presentes na Fundação José Saramago, onde, pelas 15h00, teve início o Percurso Pedestre João Mau-Tempo: Resistência e Liberdade, do Percurso Temático nº1: Os Levantados deste Chão, que abrange os anos de 1933 a 1974 e reflete sobre a repressão da ditadura no Alentejo, interligando as cidades de Lisboa e Montemor-o-Novo. 
 
Um grupo com cerca de 18 leitores e curiosos da obra e vida de José Saramago, tiveram a oportunidade de visitar a exposição “A Semente e os Frutos”, na Fundação José Saramago, e seguiram para o Museu do Aljube, onde puderam visitar as instalações e a exposição permanente, guiados pelas leituras da obra, realizadas pelos Técnicos da Fundação e do Município de Montemor-o-Novo, relativas à detenção de João Mau-Tempo. Foi uma prisão por onde passaram muitos montemorenses detidos pela PIDE. O percurso passa ainda pela Praça do Comércio e termina no Terreiro do Paço, local de ligação ao Alentejo. A visita cultural terminou com uma breve apresentação do estudo que está a ser realizado pela equipa do roteiro sobre os presos políticos do concelho de Montemor-o-Novo, que irá integrar o futuro Centro Interpretativo Levantado do Chão.
 
Esta iniciativa, enquadrada nas celebrações do 25 de abril,  vem afirmar novamente a importância destes projetos para divulgar a história e o património dos municípios que integram as parcerias estabelecidas, dinamizando percursos e promovendo o nosso património cultural a partir da literatura.
 
” Caminhos há muitos por aqui e todos vão a Montemor” 
 
#municipiomontemoronovo #CentenárioJoséSaramago #turismo #lazer #cultura #josesaramago #montemoronovosabemuitobem