Roteiro Literário Levantado do Chão recebe as Cátedras José Saramago, 7 de junho 2022

No passado dia 7 de junho, o Município de Montemor-o-Novo promoveu uma visita ao Roteiro Literário Levantado do Chão inserida no Encontro de Cátedras José Saramago, uma iniciativa da Fundação José Saramago em parceria com Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, enquadrada nas Comemorações do Centenário de José Saramago.
A visita decorreu entre Lavre e Montemor-o-Novo, e contou com a presença do comissário das comemorações do centenário de José Saramago, Carlos Reis, o Diretor da Fundação José Saramago, Sérgio Letria, e representantes das cátedras: Cátedra Internacional José Saramago (Univ. de Vigo), Cátedra Libre José Saramago (Univ. Nacional de Córdoba), Cátedra José Saramago (Univ. degli Studi Roma Tre), Cátedra Extraordinaria José Saramago (Univ. Nac. Autónoma de México), Cátedra José Saramago (Univ. Autònoma de Barcelona), Cátedra José Saramago (Univ. de Granada), Cátedra José Saramago (Univ. de Sófia), Cátedra José Saramago (Univ. Federal do Paraná) e Cátedra José Saramago (Univ. de Trás-os-Montes e Alto Douro).
A visita ao Roteiro contou com uma apresentação realizada pelos técnicos do Município de Montemor-o-Novo, Nuno Cacilhas, Joana Sofio, Sandra Canaverde e Idalete Lebre. Em Lavre, a ilustre comitiva foi recebida pelo Presidente da União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre, José Maria Fernandes. Em Montemor-o-Novo, os visitantes foram recebidos pelo Chefe da Divisão Sócio Cultural, Luís Ferreira, e pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Henrique Lopes, que agradeceu a presença dos participantes e destacou a importância do Roteiro na promoção do território concelhio de Montemor-o-Novo. A sessão de encerramento ficou a cargo do Grupo Coral Alentejano Fora d’Oras.
A iniciativa permitiu estreitar laços com as várias Cátedras dedicadas ao Nobel da Literatura Portuguesa espalhadas pelo mundo, representando um marco na internacionalização do Roteiro Literário Levantado do Chão e na promoção do património material e imaterial do concelho de Montemor-o-Novo.
A partir do mote “Uma viagem entre a realidade e a ficção”, os participantes tiveram a oportunidade de percorrer os passos de José Saramago em Lavre, primeiro, durante a preparação do romance, entre 1975 e 1979, e já após laureado com o Nobel, em 1998, durante um almoço comemorativo. Ainda em Lavre, conheceram as referências históricas de algumas das personagens mais determinantes da narrativa, como a família Serra, referência da família Mau-Tempo, ou Maria Saraiva, referência da personagem Maria Graniza. Em Montemor-o-Novo realizaram o percurso Germano Vidigal e José Adelino dos Santos, as duas únicas personagens que mantiveram o nome na obra Levantado do Chão. Com efeito, foram evocados vários episódios da obra numa contextualização histórica que aborda os trabalhos e a luta dos trabalhadores rurais alentejanos durante grande parte do século XX, recordando as várias formas de luta dos trabalhadores, assim como as prisões, torturas e assassinatos relatados em Levantado do Chão, aquela que é a primeira grande obra do Nobel da Literatura Portuguesa José Saramago.
A todos os participantes deixamos o nosso maior agradecimento!