Percurso n.º 1 do Roteiro Literário Levantado do Chão, 30 abril 22

No passado dia 30 de abril de 2022, o Município de Montemor-o-Novo em parceria com a Fundação José Saramago e o Museu do Aljube promoveram o Percurso n.º 1 do Roteiro Literário Levantado do Chão: Levantados deste Chão. O percurso aborda momentos da obra homónima de José Saramago relacionados com as prisões, as torturas e os assassinatos do regime ditatorial sobre o povo alentejano. Em Lisboa é destacado o personagem João Mau-Tempo e em Montemor-o-Novo destacam-se Germano Vidigal e José Adelino dos Santos.
 
O Percurso Pedestre em Lisboa, denominado João Mau-Tempo: Resistência e Liberdade, teve início na Fundação José Saramago, onde os viajantes de Montemor-o-Novo encontraram-se com os viajantes de Lisboa. Aqui foram convidados a conhecer a vida e a obra do autor, guiados por Sérgio Letria, Diretor da Fundação. O restante percurso retomou as memórias das prisões e torturas infligidas a João Mau-Tempo pelo regime do Estado Novo, onde se destaca a visita ao Museu do Aljube, a cargo de Francisco Ruivo, que realizou uma apresentação pormenorizada das várias etapas do Regime e da Cadeia, estabelecendo uma relação direta com João Mau-Tempo, Germano Vidigal e José Adelino dos Santos. O percurso refez ainda os primeiros passos em liberdade do personagem, depois dos seis meses nas prisões de Caxias e Aljube, passando pela Praça do Comércio e Estação do Terreiro do Paço.
 
O grupo de viajantes seguiu para Montemor-o-Novo, onde teve início o Percurso Pedestre Germano Vidigal e José Adelino dos Santos. No Arquivo Municipal, os viajantes foram recebidos pela coordenadora, Idalete Lebre, que convidou o grupo a conhecer o Arquivo e a visitar o Centro de Arquivo e Documentação da Reforma Agrária. Os técnicos do Município, Nuno Cacilhas e Joana Sofio, acompanharam os viajantes pelos restantes pontos do Roteiro. Houve ainda tempo para uma paragem no Cineteatro Curvo Semedo e, na celebração do 11º aniversário do grupo Coral Fora d`Oras, ouviu-se o cante alentejano no Roteiro. A terminar o dia, junto ao Monumento a José Adelino dos Santos, Gertrudes Calção partilhou algumas memórias da sua infância, que espelham bem as dificuldades descritas nos vários episódios da obra Levantado do Chão.

“Caminhos há muitos por aqui e todos vão a Montemor” José Saramago 
Portal disponível em: www.roteirolevantadodochao.pt
Aplicação móvel disponível: Lojas Google Play e App Store