Iniciativa cultural celebra os 43 anos de ‘Levantado do Chão’ na Fundação José Saramago e Casa do Alentejo
No âmbito das comemorações do 43º aniversário da publicação da obra Levantado do Chão, no passado dia 25 de fevereiro, o Município de Montemor-o-Novo, a Fundação José Saramago e a Casa do Alentejo promoveram um conjunto de iniciativas em Lisboa, tendo em vista a promoção da obra, do autor e do território de Montemor-o-Novo.
O grupo de visitantes, composto por vários montemorenses, pelos técnicos do Município de Montemor-o-Novo, pelo Vereador do Pelouro da Cultura e Arte, Henrique Lopes, e pelo Grupo Coral Fora D`Oras juntou-se em Lisboa com os restantes visitantes logo pela manhã. Após uma visita guiada à Fundação José Saramago às 11 horas, orientada pelo Diretor Sérgio Letria e por Idália Tiago, técnica da Fundação, o grupo foi recebido no auditório daquele espaço, por Pilar Del Río, que agradeceu a presença do grupo e desejou uma excelente visita ao espaço que celebra a vida e a obra de José Saramago. Seguiu-se o Grupo Coral Fora D`Oras que presenteou os visitantes com algumas modas do seu reportório, num momento de exultante beleza, junto à oliveira que guarda as cinzas de José Saramago, defronte ao edifício da Casa dos Bicos, sede da Fundação José Saramago.
Da parte da tarde, após o almoço na Casa do Alentejo, local onde foi lançada a obra a 22 de fevereiro de 1980, o Vice-Presidente desta coletividade, Manuel Verdugo, acompanhou os visitantes pelos vários espaços do edifício, numa simpática visita guiada que permitiu descobrir e conhecer o volume de trabalho implícito a uma instituição com intensa atividade cultural e cujas instalações são repletas de magníficos detalhes. Pelas 16 horas houve lugar para comunicações, de Sérgio Letria, diretor da Fundação José Saramago, de Henrique Lopes, Vereador do Pelouro da Cultura e Arte, de Rita Rato, diretora do Museu do Aljube e de Manuel Verdugo, da Casa do Alentejo.
Após este momento houve uma apresentação do Roteiro Literário Levantado do Chão, por Nuno Cacilhas, técnico responsável pelo projeto, do Município de Montemor-o-Novo. Joana Sofio, técnica do Roteiro Literário Levantado do Chão fez uma comunicação sobre a relação entre a obra Levantado do Chão de José Saramago e os cidadãos de Montemor-o-Novo detidos pela polícia política (1933-1974) e a concluir a sessão, o professor Luís Farinha apresentou a sua comunicação intitulada: – Levantado do Chão, de José Saramago. Uma obra e um Roteiro para a leitura.
A tarde terminou da melhor forma, com a atuação do Grupo Coral Fora D`Oras. Ficou a vontade de regressar a estes locais emblemáticos na vida de José Saramago e ligados a Levantado do Chão, que nos permitem promover o território do concelho de Montemor-o-Novo através da nossa cultura e do que melhor temos para oferecer.