Workshop – Bibliotecas, Desenvolvimento e a agenda 2030, 27 maio 2024

Data
27 Mai 24'
Local
Torre do tombo
Mais informação
Data
27 Mai 24'
Local
Torre do tombo
Mais informação
Sendo o acesso à informação uma das principais vantagens deste projeto maior de desenvolvimento global, as bibliotecas e os seus profissionais estão especialmente bem posicionados para terem uma intervenção central no contexto das organizações, dos cidadãos e das comunidades em geral, devendo ser envolvidas nas estratégias locais, regionais e locais como agentes privilegiados de disseminação dos princípios da Agenda 2030 e dos 17 ODS, mas também como locais seguros e fidedignos na mediação do acesso à informação. A referência às bibliotecas e ao acesso à informação, conseguida pela IFLA junto das Nações Unidas, permite dar às bibliotecas uma maior visibilidade sobre o seu trabalho e sobre o impacto que têm nas suas comunidades em particular e na população, no geral.
Assim, e como forma de promover um maior conhecimento sobre a Agenda 2030 e de incentivar à participação dos profissionais para que as bibliotecas melhor possam contribuir, a DGLAB e a BAD promovem, no próximo dia 27 de maio, entre as 14h00 às 17h30, nas instalações da Torre do Tombo, um workshop destinado a todos os que pretendam conhecer melhor esta temática e alinhar as estratégias das suas bibliotecas com este projeto global.
Os técnicos do  Roteiro Literário Levantado do Chão, Nuno Cacilhas e Joana Sofio estarão presentes para apresentar este projeto de Turismo Literário do Município de Montemor-o-Novo que ganhou a distinção nacional “Bibliotecas: Desenvolvimento e a Agenda 2030” pelo enquadramento das suas ações com os objetivos delineados pelas Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável do planeta.

 

PROGRAMA

14h00 | Abertura

14h15 | Balanço do Prémio “Bibliotecas: Desenvolvimento e a Agenda 2030”

BAD e DGLAB

14h30 | A experiência dos Premiados

“30 dias, 30 livros — A Maior Lição do Mundo: biodiversidade à nossa volta” – Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento de Condeixa (edição 2018)
“Almonda = AL Mundo, um rio à nossa volta” – Biblioteca Municipal de Torres Novas (edição 2022)
“Roteiro Literário Levantado do Chão” – Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo (edição 2022)
“ILD@ – Inclusão para a Literacia Digital de Adultos” – Bibliotecas Municipais de Almada (edição 2023)

15h30 | Pausa

15h45 | Como desenvolver projetos no âmbito dos ODS e nas Bibliotecas

Paula Ochoa e Leonor Gaspar Pinto

16h30 | Pensar as candidaturas ao Prémio: recomendações

BAD e DGLAB

16h45 | Encerramento