Município de Montemor-o-Novo assinala hoje os 98 anos da data de nascimento de José Saramago

O Município de Montemor-o-Novo assinala hoje os 98 anos da data de nascimento de José Saramago, o único escritor português laureado com o Prémio Nobel da Literatura.

Com a obra Levantado do Chão, a primeira grande obra da fase de afirmação do escritor, José Saramago concretiza um dos retratos mais fiéis da identidade coletiva do povo alentejano em geral e do concelho de Montemor-o-Novo em particular.

“Três gerações de uma família de camponeses, os Mau-Tempo, desde o começo do século até à Revolução de Abril de 1974 que derrubou a ditadura, passam nesse romance a que dei o título de Levantado do Chão, e foi com tais homens e mulheres do chão levantados, pessoas reais primeiro, figuras de ficção depois, que aprendi a ser paciente, a confiar e a entregar-me ao tempo, a esse tempo que simultaneamente nos vai construindo e destruindo para de novo nos construir e outra vez nos destruir. Só não tenho a certeza de haver assimilado de maneira satisfatória aquilo que a dureza das experiências tornou virtude nessas mulheres e nesses homens: uma atitude naturalmente estoica perante a vida. Tendo em conta, porém, que a lição recebida, passados mais de vinte anos, ainda permanece intacta no meu espírito como uma insistente convocatória, não perdi, até agora, a esperança de me vir a tornar um pouco mais merecedor da grandeza dos exemplos de dignidade que me foram propostos na imensidão das planícies do Alentejo. O tempo o dirá.”

José Saramago, Discursos de Estocolmo, Fundação José Saramago, 1998