Levantado do Chão – 41 anos

A 22 de fevereiro de 2021, assinalou-se o dia do 41º aniversário do lançamento da obra “Levantado do Chão”, de José Saramago.
“Levantado do Chão” é a epopeia do povo alentejano narrada num romance com referências históricas ao concelho de Montemor-o-Novo no século XX. A obra contempla as paisagens, o património, a gastronomia, a educação, as gentes com as suas histórias de vida incríveis, marcadas pelo trabalho e pela luta, pelo amor e amizade, pela fome e pela solidariedade. Nas palavras do Nobel José Saramago, a história deste povo, que é o nosso, que do chão se levanta, continuará a inspirar as gerações vindouras na procura e concretização de um mundo mais justo e de uma humanidade maior.

 

O Roteiro Literário Levantado do Chão, inaugurado a 22 de fevereiro de 2020, também cumpriu o 1º ano de implementação. Com este projeto comunitário e de desenvolvimento do território e das comunidades, o Município de Montemor-o-Novo dá continuidade ao trabalho de José Saramago na preservação da memória e da identidade coletiva do concelho montemorense.

Em breve iremos lançar o website e a app do Roteiro Literário Levantado do Chão e, neste verão, iremos proceder à inauguração do Centro Interpretativo Levantado do Chão. Não perca as novidades do Roteiro para 2021!